sábado, setembro 02, 2006


Simpósio Internacional de Escultura

Decorrerá de 4 a 26 de Setembro de 2006, no Município de Vinhais, distrito de Bragança, coordenado pelo Escultor MANUEL CRUZ, o Simpósio Internacional de Escultura que contará com a presença e trabalhos dos seguintes escultores de renome internacional:

  • Carlos Barreira, que além de Escultor é Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o responsável pelo Departamento de Escultura desta Faculdade. A sua formação orienta-o claramente para a intervenção em espaços públicos, para considerar a instalação, o lugar onde se vai situar a sua obra, com a mesma intensidade que a própria criação da obra.
  • Manuel Patinha, com 30 anos de actividade artística, dedicou duas décadas à Pintura, cujo carácter pós-surrealista se deveu à estreita colaboração com o pintor Cruzeiro Seixas, com quem realizou uma exposição conjunta em 1982. Actualmente, uma abstracção geométrica mais liberta e pessoal, impera nos seus Desenhos. Completando agora uma década, a sua Escultura é hoje o resultado dum apurado domínio da técnica e de um rigor formal sintético. Neste singular universo criativo, as esculturas de Patinha devolvem-nos para uma remota funcionalidade humana, tornando-se num miradouro privilegiado duma ruralidade ancestral.
  • Paco Pestana, Escultor Espanhol, artista e poeta colaborador na imprensa e revistas de arte, tem realizado mais de cem exposições entre colectivas e pessoais, destacando-se a “Galicia no Tempo”. Parte da sua obra figura nas seguintes fundações: Gulbekian, Granell, Torrente Ballester, Alcázar Reyes Cristianos de Córdoba, Museo de la Pasión de Valladolid, etc...
  • Paulo Moura, natural de Carrazeda de Ansiães, Paulo Moura cria sob inspiração da região que o viu nascer e que ainda acolhe o seu ateliê de arte. Tal como refere José Alegre Mesquita, as imagens das esculturas de Paulo Moura “remetem ao universo telúrico da região – um contorno da videira, as linhas mais ou menos simétricas dos socalcos do Douro, os perfis das montanhas. Estas tomam um percurso de criação coerente, com pureza de formas e frescor ímpares. As suas produções nascem da matéria informe e em seguida são esculturas fragmentadas, estilizadas, abstractas, ou ainda concisas”
  • Paulo Neves, frequentou o Curso de Pintura da E.S.B.A.P., de 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Está representado no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Museu de Arte Moderna, Ilha da Madeira; Museu Amadeo Sousa Cardoso, Amarante; Museu da Electricidade e Casa da Luz, Funchal, Madeira; Biblioteca Camilo Castelo Branco, Famalicão; Biblioteca Raul Brandão, Guimarães; Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, Ponte de Sor; Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira; Casa da Cultura de Santa Cruz, Madeira; Universidade de Aveiro, Aveiro; Câmaras Municipais de S. João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vouzela, Cascais, Braga, Esposende, Cantanhede, Sernancelhe, Ovar, Oliveira de Azeméis, Viseu, Penedono, Belmonte, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira; Juntas de Freguesia de Couto de Cucujães, Carcavelos, Parede, S. João do Estoril, Birre, Canelas, Furadouro e Nogueira do Cravo; Santuário de Fátima; Fundação Jorge Antunes, Vizela; Banco Português do Investimento, Porto; Banco Borges & Irmão, Porto; Sonae, Porto; Pousadas da Enatur: Pousada de Arraiolos, Arraiolos, Pousada de Santa Maria do Bouro, Terras do Bouro; Avis Center, Porto; Vicaima, Vale de Cambra; Madeiporto, Porto; Recer, Ílhavo; ICEP - Palácio da Bolsa, Porto; Águas do Douro e Paiva; Escola E.B. 2,3 de Pinheiro da Bemposta; Escola E.B. 2,3 Dr. Ferreira da Silva, Cucujães; Escola E.B. 2,3 Bento Carqueja, Oliveira de Azeméis, Escola Secundária n° 1, Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira; Associação Teatro Construção, Joane, Famalicão; O Liberal, Funchal, Madeira; Aeroporto Internacional do Porto Santo, Madeira.

os quais, de 4 a 26 de Setembro de 2006, estarão no Município de Vinhais sob a coordenação do Escultor MANUEL CRUZ a desenvolver trabalhos artísticos de esculturas com vista a dotar o concelho de Vinhais de esculturas inovadoras, símbolos de modernidade, que irão perdurar ao longo dos anos.

Esta iniciativa decorre sob a coordenação do Escultor MANUEL CRUZ à semelhança do Simpósio de Escultura do Aço que decorreu em Macedo de Cavaleiros em 2005 e que contou com trabalhos dos seguintes escultores:

  • Hélder Carvalho
  • Maria Manuela Lopes
  • OCEM (Américo Oliveira)
  • Susana Anágua dos Santos
  • Tiago Cruzeiro Reis + Luís Afonso

O Escultor MANUEL CRUZ é um escultor natural e residente em Famalicão com 23 anos de carreira e conta já com imensas obras artísticas a nível nacional e internacional, entre as quais se contam o famoso Touro de Barrancos, bem como a presença em importantes eventos de escultura a nível nacional e internacional e ainda a coordenação de alguns destes.

A preocupação cultural e artística é hoje uma das importantes fontes de atracção turística e de investimento em Portugal, sendo as esculturas em locais públicos ou privados, jardins, praças, rotundas e zonas nobres o principal foco de atractividade turística e dos investimentos acima referidos.

Sugere-se a todos os interessados a visita ao Município de Vinhais entre 4 e 26 de Setembro de 2006 para acompanharem em directo os trabalhos destes escultores, ou posteriormente a estas datas vendo já as respectivas novas esculturas colocadas nos seus locais definitivos.