domingo, setembro 17, 2006

Simpósio Internacional de Escultura com 2 primeiras esculturas prontas

Ao fim de duas semanas de trabalhos estão já prontas as duas primeiras esculturas, de um total de cinco que estão a ser esculpidas ao longo deste Simpósio Internacional de Escultura que está a decorrer no concelho de Vinhais.

Os escultores que terminaram agora os seus trabalhos são respectivamente:
  • Manuel Patinha - que realizou a escultura “Laços de Concórdia” em granito cinza e chapa de aço corten com aproximadamente 5 metros de altura, 2,30 metros de largura e 90 centímetros de espessura. Esta escultura pretende retratar no formato de uma escultura contemporânea a proximidade em Vinhais entre Espanha e Portugal.
  • Paulo Neves - com a escultura denominada "Vinhais e os Anjos", em chapa de aço corten, com aproximadamente 5 metros de altura, 2 metros de largura e 20 centímetros de espessura. Trata-se de uma escultura executada em chapa de Aço Corten de 10/15 mm de espessura, suportada numa base de granito da Região. Na parte superior foi recortada uma folha de videira e simultaneamente o desenho de 2 Anjos, simbolizando os Anjos protectores da Vinha. A iluminação faz-se do interior da escultura, não havendo iluminação exterior.
Prevê-se que todas esculturas venham a estar concluídas até ao próximo dia 26 de Setembro de 2006, data prevista para a conclusão deste importante Simpósio que reuniu cinco conhecidos escultores, quatro dos quais entre os escultores de primeira linha ao nível da escultura internacional (Manuel Patinha, Paco Pestaña, Carlos Barreira e Paulo Neves) e um jovem escultor (Paulo Moura) com apenas 12 anos de carreira artística.

Contudo, atendendo a diversas requalificações urbanísticas que Vinhais vai sofrer nos próximos meses, prevê-se a colocação de todas as esculturas nos locais respectivos apenas nos primeiros meses de 2007 para posterior inauguração no dia 20 de Maio de 2007, pois trata-se do Feriado Municipal em Vinhais.

O Simpósio Internacional de Escultura vem na sequência da organização do Simpósio de Escultura do Aço - que decorreu em 2005 no Município de Macedo de Cavaleiros.

A evolução deste Simpósio está a ser divulgada pelo ARTESCULTURAS.